domingo, agosto 27, 2017

Mais um colega sacerdote foi levado pelo Senhor

Mais um colega sacerdote foi levado pelo Senhor, como se costuma dizer, para junto de Si. Não gosto da frase, mas uso-a. É uma frase que na morte nos diz que somos levados por Deus, como se Ele nos tirasse algo. Não gosto de pensar que Deus nos leva como quem nos tira a vida, sobretudo quando estou convencido que é nesse momento que mais nos dá de Si. Também não vejo Deus como um egoísta que leva as pessoas para si. Gosto mais de pensar que somos nós que vamos. Somos nós que vamos para ao pé Dele. Mas o que eu penso também deve ser de pouca importância. 
O meu colega tinha tanto a idade como a falta de saúde propícias para falecer. Fui ao funeral que o senhor bispo presidiu. Não lhe destapei o rosto. Não me apeteceu. Não tive vontade de satisfazer essa curiosidade. E ao longo da missa, que me perdoem, mas o meu pensamento não poisou sobre ele, sobre o caixão ou sobre as suas memórias. Andou por todo o lado a pensar em mim, neste sacerdócio que vivo ao lado dos poucos que vamos restando. Cada vez é mais desproporcional o número dos padres que morrem dos que vão sendo ordenados. Cada vez sobram mais paróquias e mais trabalho para os mesmos. A nostalgia veio a mim. Não porque tenha medo. É só mesmo porque gostava que as coisas fossem diferentes. 
Por isso o meu pensamento andou pelo relógio do tempo, umas décadas ou anos à frente, a pensar que um dia destes, se não mudarmos o modo como servimos a Deus, é bem capaz de ter de ser Deus a mudar.

7 comentários:

Anónimo disse...

Boa tarde confessionario...
pode parecer estranho mas todos os dias eu peço a Deus a sua misericordia sobre mim..que me leve para junto dele porque ja nao suporto viver neste corpo...
a vida tem sido um autentico inferno...
perdi-lhe o paladar...
Mas,é o mesmo DEUS que me mantem aqui... nesta angustia,neste sofrimento...
Se tenho de partir porque ELE prolonga vida neste corpo martirizado...
PADRE, eu sei,que nao sou digna de ir pro ceu..para junto de DEUS...Sou tão pecadora!
egoista....porque lhe devo a vida e todos os dons e virtudes que colocou em mim...
sinto frustaçao....dor...
que me leve o sr.das trevas...
que me castigue a alma vazia...
estou perto do precipicio a escuridão la ao fundo puxa por mim,aproxima-se e deixo-me levar...
ja nada sou
ja ninguem precisa de mim
porque nao me lanço de vez??
so eu conheço a dor da minha alma!
confuso???
sei que é pecado comungar em pecado...
padre perdoue-me,mas eu comungo porque preciso de sentir DEUS em mim!
se sou assim com ELE,imagine sem...
sou inutil....
se os meus olhos se fechassem de vez!
desejo sempre que alguem parte que me leve junto...eu prometo ficar ali num cantinho...para nao incomodar...
cada um faz a sua viagem
e eu so quero viajar....

Anónimo disse...

Nossa! É pesada a cruz mas para vai junto ao Pai, tudo pode se modificar. Gostei do dito do ultimo paragrafo. É bem verdade.

Ana Melo disse...

Um mimito para o 1º comentário

É verdade. Muitos de nós nunca nos sentimos de cá. Exatamente porque sabemos que o mundo que nos impingem, e que nós vamos vivendo, é completamente diferente, do que o que o criador nos pôs no sangue/genes. …"Quem é minha mãe, e quem são meus irmãos?"… Mt 48

Realmente, as pessoas que vamos achando extraordinárias, foram pessoas destas, que foram fazendo um mundinho ao jeito do Criador, que mais cedo ou mais tarde nas suas vidas FORAM DESLIGANDO algumas ligações do mundo e religando pequenas ligações á criação. Alguns aparecem-nos nomeados de santos. …“porque eu te disse que te vi debaixo da figueira”….(Jo 1, 45-51);…”mas, como é santo aquele que vos chamou, sede vós também santos em toda a vossa maneira de viver”… Pedro 1:15,16

Sorria, a mim você fez-me bem, todo este questionamento já é caminho (voltar à CRUZ, AO CRUXIFICADO, e escolher CAMINHO NOVO)

Anónimo disse...

Querida Ana Melo...
Nao sei se seu comentario se dirigia a mim...
sou o anonimo do 1 comentario...
BEM HAJA...
Sabes minha querida sinto que tenho muito ainda para dar aos outros...
a trizteza da alma,as dores deste corpo inutil fazem-me desistir desta longa caminhada!
As vezes zango-me com o SENHOR,refilo...
assim:- Olha SENHIR,se é isso que queres que eu seja,que eu veja,que eu faça...
coloca-me la nesse caminho e serei instrumento em tuas maos...
mas ha mt tempo que eu estouu em silencio para com ele...
eu sei que nao é o caminho certo,pois sinto por dentro a angustia...a revolta...a injustija
o desagrado contra o coraçao sagrado!
aos poucos deixo-me morrer
mas nao esqueço seu amor infinito...
Quem ama o senhor jamais ofenderia o seu coraçao... tbm sei que ele sabe,à minha maneira que o amo...
mas estou cansada!
Quem me dera.... o arrependimento sincero!
nao sou digna de olhar oos ceus...
nao sou merecedora da sua compaixão...
da sua misericordia...
quando xegar a minha hora irei ve-lo de certo,seguirei... aceitarei o meu castigo porque sou merecedora....
Deve ser um tormento....
Dores interminaveis....
Rezo por todas as almas perdidas!
que DEUS tenha MISERICORDIA...
Eu,minha querida Ana...
nem isso mereço!
as malas estão prontas... aguardo a viagem!
AME SEMPRE O SENHOR DEUS
Ame o proximo
seja justa e fiel aos seus prencipios
seja humilde de coraçao
REZE...PEÇA...AGRADEÇA ao Senhor todos os dias pela graça da sua vida
SEJA FELIZ

Maria da Luz Resende disse...

Passei por aqui e li o comentário da anónima das 17:31 não podia ficar indiferente ao seu desabafo...
Vou rezar a Jesus por si para que lhe dê força e coragem para levar a sua cruz.
Vou citar esta passagem de Mateus 11,25-30 que eu gosto muito...
«Vinde a Mim todos os que estais fatigadose oprimidos,que Eu vos aliviarei.Tomai sobre vós o meu jugo,e aprendei de Mim, que sou manso e humilde de coração,e achareis descanso para as vossas almas.Porque o meu jugo é suave,e e o meu fardo é leve.»
Uma santa noite.
Maria da Luz

Gui disse...

Como sinto minhas as palavras do primeiro comentário. Como sinto inútil esta vida que tenho de viver, como era preferível ser levada quando se vÊ ir pessoas tão apegadas a esta vida,com vidas cheias de amor. Queria partir e tenho medo que no desespero tente apressar aquela que seja a vontade de Deus. Há momentos que tudo o que se acredita parece esvanecer-se para ficar uma imensa dor e solidão que faz viver sem se viver que faz perguntar o porquê de uma vida, que faz duvidar de todo o sentido de se estar sobre esta terra. Que faz perguntar, que mesmo reconhecendo todos os pecados de uma vida, qual o grande mal que tenho em mim, que grande falta pratiquei para que a dor e a tristeza me acompanhem desde me conheço como gente. Para todos tenho um sorriso, um puxar para cima, a palavra de alento mas por detrás desta máscara está a dura realidade, quantos recebem de mim toda a atenção e disponibilidade que consigo sem sonharem que escondido lá por trás está tamanha dor, tamanhas duvidas, até mesmo aqueles poucos a quem mostro um pouco do meu verdadeiro ser. Já pensei em me afastar pois indigmamente me aproximo da comunhão mas é o pequeno alivio e a gota que suavisa.

Anónimo disse...


"Já pensei em me afastar pois indigmamente me aproximo da comunhão mas é o pequeno alivio e a gota que suavisa."

Adorei esta frase. É tão isso para mim... Obrigada Gui. pelo pensamento. Parece que não estou sozinha.

A tristeza, tal como a felicidade não é um estado constante. Há que ter esperança e façamos caminho.

SL