quarta-feira, abril 05, 2017

Tenho uma espiritualidade queixinhas

Quase me apetecia dizer que sou um queixinhas. Não daquele tipo de queixinhas que está sempre a pedir coisas a Deus. Cuido, aliás, que não peço muitas coisas a Deus. Sou mais daquele tipo de queixinhas que parece nunca estar satisfeito com a vida que lhe toca viver ou com as adversidades que lhe toca tocar para a frente.
Queixo-me muito. Queixo-me na vida. Mas ainda me queixo mais na oração. Muitas vezes transformo esses momentos em autênticas queixas. Perco-me nelas. Queixo-me de tudo e de todos, da Igreja que não gosto e da Igreja que não consigo ser, dos erros que concretizo e que concretizam comigo, dos pecados que cometo e daqueles que não quero pensar como pecado. Queixo-me do que tenho de fazer, do que fiz e do que faço. Queixo-me de mim mesmo, mas sobretudo dos outros. Queixo-me até de Deus. Queixo-me. E ao queixar-me contigo, cuido que rezo as minhas queixas. Assim mais ou menos como quem, partilhando o que sente, mesmo quando não se devia queixar tanto, mais não faz do que partilhar a vida com quem se ama.

13 comentários:

Gui disse...

... partilhando o que sente... mais não faz que partilhar a vida com quem se ama e pelo menos com quem se ama seja verdadeiro em especial naquilo que acha que são as suas fragilidades.
De Deus encontrará mais acolhimento, de certo a esta postura do que à postura de fariseu (perfeitinho, mas só na aparência).
Dirijo-me a si neste comentário mas mais ainda a mim.
BJ

Anónimo disse...

Gostei..
A vida é mesmo assim, feita dessas "queixas", mas que feitas dessa maneira são uma partilha muito interessante.
Revejo-me um pouco nesta partilha, pois também,não sei se lhe posso chamar queixas, mas Ele é o meu tudo, a minha sombra, o meu sol, o meu diário imaginário...,mas é muito bom mesmo, pois sinto que a partilha, a "conversa", me ajuda, mas mesmo muito...

Anónimo disse...


Poça Pe., ainda bem que não te casaste... Não há mulher que aguente tanta queixa! lol

SL

Confessionário disse...

SL,
mas seriam queixas de amor... hehehe
e creio que as mulheres se queixam mais. Ou não?

Anónimo disse...

Se não tivessemos esse amigo Deus para despejar os nossos queixumes o que seria de nós? Os amigos humanos não ouviam metade deles, mas Deus sabemos que ouve e não se queixa.

Anónimo disse...

Não sei que diga, pois eu também me considero uma queixinhas. Mas nunca tinha pensado nesta possível dimensão espiritual!

Anónimo disse...


Por isso mesmo Pe.! Não darias espaço espaço à mulher para se queixar... lol

Eu tb sou queixinhas :-), mas o meu segredo é pensar naquilo que tenho que agradecer e lá vou esquecendo as queixas...

bjito e boa Páscoa!

SL

JS disse...

Eu é mais na base das irritações.

Confessionário disse...

ahahahah, JS
Eu ainda não falei dessas. Fiquemo-nos agora pelas queixas! Porque se falasse das irritações!...

Anónimo disse...

Nossa, Pe!!!
Ta certo que o senhor não tem afazeres familiares e nem tem atribuições fora da residencia,
O SENHOR tem todo apoio da igreja. Os humanos sei disso pode deixar a queixar-se e certas situações também, mas pense em quem tem mil e uma ocupações, e muitas vezes vai descansar do lado de inimigos. E sabe se la se amanhece vivo. Sei de alguns casos, vou orar pelo senhor mas ore por estes.Queixar é normal do ser humano. que maravilha, pense nesta situação. Ah, gente meus pés estão doendo tanto hoje. Que bom que sente dores nos pés. E QUEM OS NÃO TEM??
Isso mesmo que maravilha que queixas, sinal que seu estado de espirito esta necessitando de algo para preenche-lo. Apesar de Deus. Esta sempre contigo. E tem mais ajudando outros que também tem este sintoma,nas compartilhações. Pode se queixar isso é sinal de vida intensa.

paula disse...

o confessionário chama-lhe queixinhas eu chamo-lhe (re)voltas. tenho necessidade de me revoltar. o ser igreja e o ser cristão faz-me fazer perguntas, muitas perguntas. e queixar, como o diz também tem a ver com isso. queixar-me de mim, dos outros, do mundo, da igreja. essas queixas que fala eu cuido que são revoltas interiores e ou exteriores. partilho consigo o texto que rezei um destes dias e que me parece ser a resposta à inquietação de será que me revolto demais ou me deveria acomodar. confio que esta minha oração foi a resposta que Jesus:

"mesmo que tenhas medo de te (re)voltar nunca deixes de o fazer. porque quem se (re)volta, quem é capaz de se (re)evolucionar é quem vai mesmo com medo, é quem aguenta mais um pouco, é quem fica mais uma hora, é quem não desiste, é quem te espera mais um pouco, é quem te ama para sempre se assim o sentir. "

Anónimo disse...

Pensando bem: sobre as queixas, o que me ocorreu neste momento padre;

Pegue esse seu barquinho ai,
vá a direção ao mar ou sei lá onde tua imaginação levar.
Busque suas respostas bem distante caso esteja meio conturbado dentro de ti.
Vá, vá na direção ou alem do mar,
quem sabe lá terá a resposta para suas perguntas;
Lembra-ti de Pedro, Tiago e João.
Foi em alto mar, que Ele veio e os direcionou.
Pode sim que Ele nosso Mestre poderá lhe mostrar qual direção ira tomar.
Ordenando para uma outra missão à lidar.
É bem lá o lugar de queixar.
Ouça a voz interior do teu eu.
" VOU SEGUIR,COM ELE E POSSO MUDAR.'

Emmanuel disse...

Um post magnifico.

Vai indo num sentido para depois culminar numa apoteose contrária.

Uma pérola de comunicação.