sábado, julho 16, 2016

Pobres de rua

Hoje à tarde fiquei espantado com algo que vi quando regressava a casa. Numa rua de passagem, acocorado no chão e encostado a uma parede, um pobre pedinte, com uma mão aberta e estendida para a esmola, e com a outra atendendo uma chamada num telemóvel de última geração. Não me passou despercebido. Não era possível. Razão tem o Papa quando diz que temos de ir à procura dos pobres. Os verdadeiros pobres não vêm ao nosso encontro. São os pobres que dificilmente encontramos na rua. Não são pobres de rua. São pobres. 
Os pobres de rua são os pobres fabricados pela nossa sociedade consumista, hipócrita, simulada, descartável. Também os outros são fabricados por esta sociedade, mas não fazem parte dela.

3 comentários:

Anónimo disse...

Gostei muito do que li.
É verdade os pobres não fazem parte desta sociedade hipócrita na sua essência.

Zu disse...

Tanto para dizer destes pobres fabricados! Tanto para dizer destes beneficiários de RSI com BMW à porta da barraca!Dos pobres que choram porque o Estado tem que dar o pequeno-almoço às crianças na escola, enquanto eles vão tomá-lo ao café! Que não têm dinheiro para comprar os livros escolares mas podem beber com os amigos até cair! Tanto para dizer desta pobreza que é a pior e mais grave de todas, porque é a pobreza mental e de espírito, que só vê para dentro, para si mesmo! É a pobreza dos "chico-espertos"! (e cada vez há mais!)É a pobreza que transforma os pobres em miseráveis e que rouba a quem, de facto, precisa!
Zu

Ana Melo disse...

"Bem-aventurado o homem que não anda segundo o conselho dos ímpios, nem se detém no caminho dos pecadores, nem se assenta na roda dos escarnecedores. Antes tem o seu prazer na lei do SENHOR, e na sua lei medita de dia e de noite. Pois será como a árvore plantada junto a ribeiros de águas, a qual dá o seu fruto no seu tempo; as suas folhas não cairão, e tudo quanto fizer prosperará." Salmos 1:1-3

Só me apetece dizer isto.