sexta-feira, novembro 06, 2015

Roma, depósito da fé

Recordo que havia um certo mal-estar quando pisei o chão de Roma pela primeira vez. Havia uma certa ansiedade por me perceber no centro da Igreja. Roma é uma cidade bonita. O vaticano é um local de grande beleza. Peregrinava como um quase turista, mas não deixava de me questionar e de sentir o tal certo mal-estar que não conseguia explicar.
E recordo também que ia na mesma peregrinação um amigo, um bonacheirão, daqueles que gostam de contar piadas e de fazer rir. Este amigo, percebendo o meu mal-estar, e depois de eu ter falado qualquer coisa relacionada com a fé, disse-me Sabia que aqui em Roma há muita fé? Dizem que é o local do mundo onde existe mais fé por metro quadrado. A resposta dele tardou uns quatro segundos e nem me deixou tentar adivinhar qual seria. É que aqueles que aqui vêm com fé, aqui a deixam.
Risadas à parte, o mal-estar permaneceu.

3 comentários:

Paulina Ramos disse...

"É que aqueles que aqui vêm com fé, aqui a deixam."

Felizmente haverá muitas pessoas que nunca foram a Roma, mais propriamente ao Vaticano assim restará sempre um pouco de fé.
É bem verdade que quem pisa aquele solo fica fascinado, em simultâneo parece que o estômago lhe sobe à garganta apertando-a e dali não passa.
Tamanha beleza!!!
Tamanha opulência!!!
Tamanha crueldade!!!
Tão grade cinismo.

Pedro disse...

Curioso Caro Confessionário,
Passei por uma experiência muito semelhante em 2007 ou 2008. Ao visitar os museus e catedrais com toda a sua sumptuosidade, os tesouros, os presentes... A minha fé quase quase lá ficou.
Apanhei-a de novo junto ao túmulo raso e simples de São João Paulo II, que foi para mim o sinal e a esperança de que o Espírito Santo continua a soprar e algo vai mudando na Igreja, apesar de ela ser feita por homens e isso ser bem notório lá. (E já agora por onde andamos, nota-se uma Igreja do Espírito Santo ou dos homens?)

Anónimo disse...

Pois...

Olha o vatileaks
http://www.agencia.ecclesia.pt/noticias/vaticano/vatileaks-julgamento-comeca-esta-tercafeira-com-cinco-acusados/