terça-feira, agosto 12, 2014

Oração dos fieis super especial

Numa das minhas mais pequenas comunidades, daquelas que quase não precisam do sino para se avisar que o padre chegou, pois as casas são contíguas à Igreja, o insólito que já não é assim tão insólito, aconteceu. Estava a minha pessoa a verbalizar a homilia quando o telemóvel do António tocou. Este, que se encontrava numa das pontas de um dos bancos, retirou o dito som do bolso e, sem o desligar, atravessou o banco de uma ponta à outra, atrapalhado e atropelando os que lá estavam sentados, esquecendo-se que teria sido mais fácil sair pela ponta do banco onde se encontrava. As cabeças da comunidade voltaram-se para ele e não tardaram em ser abanadas para a direita e para a esquerda. Ainda o António não se encontrava na rua e já se ouvia o habitual Estou, sim, Estou. Interrompi a homilia o suficiente para que o António não fosse interrompido. O à vontade numa comunidade cristã familiar dá para estas coisas, assim como para outras que vieram a seguir. Até final da homilia, mantive-me o mais possível contido. Mas já na Oração dos Fieis, estando o António no seu lugar do banco, não resisti a fazer a seguinte petição. Nós te pedimos, Senhor, por aqueles que não sabem ou se esquecem de desligar o telemóvel antes de entrar na missa, e por aqueles que saem a correr da Igreja para o atender e ainda antes de saírem já o estão a atender. Oremos irmãos. E a pequena comunidade em coro, a sorrir, devolveu um Ouvi-nos, Senhor. O António virou-se para o lado correspondente à sua ponta do banco e recusou-se a dizer, como os outros, Ouvi-nos, Senhor. Ainda agora estou a ver a cara do António e a imaginar a cara do Senhor.

6 comentários:

SIRF disse...

O que eu gostava que o meu pároco se adaptasse a situações tão imprevisíveis como essa! :-)

Anónimo disse...

Isso foi bem feito. Mas certa vez o padre de minha antiga paróquia pois eu descidi não ir mais começou a se recusar a cumprimentar meu marido e eu...ele nos via chegando e simplesmente nos dava as costas...fazia de conta que não estávamos lá...isso doeu meu coração...Não sei o que ouve para tal comportamento. Mas depois da segunda vez eu tive certeza que não era sem querer e sim querendo o tal ato. Muito me magoou essa atitude até hoje.

Anónimo disse...

heheheheheh

Anónimo disse...

Se o Antonio nao tivesse atendido o telemovel, nao tinha tido direito a uma prece especial! Mas acredito que deve ter sido inedquecivel.

Anónimo disse...

Boa oração sim senhora

Anónimo disse...

Pior é ver um padre no altar concelebrando, durante o ofertório em que estava sentado nas cadeiras destinadas aos padres, digitando mensagens no telemovel e enviando.... numa celebração de ordenação sacerdotal :-(